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A memória de curto prazo do universitário e a prática de jogos: um estudo exploratório / Short-term memory of the university student and the practice of games: a exploratory study
São Bernardo do Campo; s.n; mar. 2010. 52 p. ilus, tab.
Thesis em Pt | Tese | ID: pte-53248
Biblioteca responsável: BR1297.1
Localização: BR1297.1 - UMESP/BP; T157.9 N922m
RESUMO
Este estudo avalia inicialmente a memória de curto prazo de estudantes universitários; verifica a seguir as modalidades de jogos por esses universitários e a frequência com que os mesmos são praticados e, finalmente, relaciona o nível de memória de curto prazo verificado com a prática de jogos. Parte da hipótese de que a prática de jogos influencia na memória de curto prazo. Utiliza-se do Teste Pictórico de Memória – TEPIC-M de Rueda, F. J. M. e Sisto, F. F., devidamente validado para nossa realidade e de escala auto-avaliativa de prática de jogos de lazer/esporte, a qual visa verificar o tipo de jogo praticado, de movimentação física, raciocínio lógico ou conhecimento e os jogos digitais. Desenvolve-se junto a 100 universitários, de ambos os sexos. Os resultados são analisados por meio do Statistical Package for Social Sciences for Windows, SPSS, versão 12.0. Os níveis de memória de curto prazo encontrados foram muito baixos Inferior (66%), Médio Inferior (25%); Médio (2%); Médio Superior (6%) e Superior (1%). A prática de jogos em suas diversas modalidades também foi reduzida em Jogos de Movimento, JM, e em Jogos Digitais, JD (25%) e maior em Jogos de Raciocínio, JR (61%). A comparação entre os resultados do TEPIC-M e a frequência de participação em JM, revelou-se positiva, uma vez que os que não praticam nunca JM, 74%, não atingiram sequer o nível médio de memória; o mesmo sendo observado em relação à JD, com 70% dos participantes que não praticam esses jogos, sem atingir o nível médio de memória; e, em relação a JR, uma porcentagem menor (44%) dos que não praticam esses jogos, sem atingir o nível médio de memória, dados que indiretamente, comprovam a hipótese deste estudo. (AU)
ABSTRACT
This study initially evaluates the short-term memory of University students, then the modalities of games by these students and the frequency with which these are practiced are verified, and finally the level of short-term memory observed is related to the playing of games. Our hypothesis is that the practice of playing games is influenced by the short-term memory. Term of Free and Informed Consent - TCLE (Annex A). We utilize the Pictorial Test of Memory - TEPIC-M from Rueda, F. J. M. and Sisto, F. F., duly validated for our reality, and the self-evaluative scale of the practice of leisure/sport games, which aims to determine the type of game played, whether of physical movement, logical reasoning or knowledge and digital games. The research is performed with 100 students of both genders. The results are analyzed by means of the Statistical Package for Social Sciences for Windows, SPSS, version 12.0. The short-term memory levels found were very low Low (66%), Lower Average (25%), Average (2%), Higher Average (6%) and High (1%). The practice of playing games in their various modalities was also low in Movement Games - JM and Digital Games - JD (25%) and higher in Reasoning Games - JR (61%). The comparison between the results in the TEPIC-M and the frequency of participation in JM proved to be positive, since those who never practiced JM (74%) did not reach even the average level of memory; the same was observed regarding JD, with 70% of their participants who do not play these games without reaching the average level of memory; and, with relation to JR, a smaller percentage (44%) of those who do not play these games without reaching the average level of memory, data which indirectly confirm the hypothesis of this study. (AU)
Palavras-chave
Texto completo: 1 Base de dados: Tese Idioma: Pt Ano de publicação: 2010 Tipo de documento: Thesis
Texto completo: 1 Base de dados: Tese Idioma: Pt Ano de publicação: 2010 Tipo de documento: Thesis