Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Abordagem educativa utilizando os Círculos de Cultura de Paulo Freire: experiência de acadêmicos de enfermagem no "Grupo Adolescer" / Educational approach using the Paulo Freire's Culture Circles: experience of nursing students in the "Group Adolescer" / Abordaje educativo utilizando los Círculos de Cultura de Paulo Freire: experiencia de académicos de enfermería en el

Abreu, Leidy Dayane Paiva de; Mendonça, Glícia Mesquita Martiniano; Andrade, Ana Cristina; Oliveira, Gislanny Rodrigues; Aurélio, Dyêgo de Oliveira; Rocha, Francisca Alanny Araújo; Silva, Maria Adelane Monteiro da.
Adolesc. Saúde (Online) ; 10(4): 66-70, out.-dez. 2013.
Artigo em Português | Adolecbr | ID: abr-385

OBJETIVO:

Relatar a vivência de acadêmicos de enfermagem, a partir de abordagens educativas com o "Grupo Adolescer", utilizando os Círculos de Cultura de Paulo Freire.DESCRIÇÃO DO CASO A experiência ocorreu em outubro de 2012, com Acadêmicos de enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Sobral (CE, Brasil) e adolescentes da escola Padre Osvaldo Chaves do bairro dom Expedito, Sobral (CE, Brasil), que fazem parte do "grupo Adolescer", facilitado pelos profissionais de saúde e funciona no Centro de Saúde da Família do bairro. Foram realizados três encontros, planejados com base nos "Círculos de Cultura" de Paulo Freire, com utilização da observação participante e um diário de campo. Os adolescentes participaram dos 3 encontros semanais durante os horários livres das aulas, às 13 horas de sexta-feira, acompanhados dos profissionais da escola. Primeiramente, para conhecer o grupo, houve um contato prévio com uma conversa com os adolescentes, para descoberta do universo vocabular. Nos outros dois encontros, foram utilizadas palavras geradoras, extraídas do universo vocabular, para fomentar a discussão, assim como o uso de dinâmicas e situações-problema. As palavras escolhidas eram relacionadas com a saúde sexual e reprodutiva. Na discussão das situações-problema acerca da gravidez na adolescência, todos relataram conhecer adolescentes que estavam, ou estão grávidas. Mencionaram que a falta de diálogo com os pais e a não utilização dos métodos contraceptivos podem levar a uma gestação indesejada.

COMENTÁRIOS:

A vivência trouxe experiências no âmbito do ensino e pesquisa, proporcionando o envolvimento com o grupo e profissionais de outros setores, contribuindo para interdisciplinaridade na formação e atuação em enfermagem(AU)
Biblioteca responsável: BR1178.1