Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Vivenciando oficinas lúdico-pedagógicas: uma nova experiência de pensar e fazer a enfermagem com adolescentes / Educational play workshops: a new experience in thinking and performing nursing activities with adolescents / Viviendotalleres lúdico-pedagógicos: una nueva experiencia de pensar ehacer enfermería con adolescentes

Santos, Carolina Carbonell dos; Alves, Camila Neumaier; Barreto, Camila Nunes; Wilhelm, Laís Antunes; Cremonese, Luiza; Ressel, Lúcia Beatriz.
Adolesc. Saúde (Online) ; 11(1): 63-67, jan.-mar. 2014.
Artigo em Pt en es | Adolecbr | ID: abr-394

OBJETIVO:

A adolescência, um fenômeno único e diverso, circunscrito cultural e historicamente, é uma etapa da vida humana entremeada de transformações, conflitos, desafios, crises e descobertas. Em vista disso, o curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) desenvolve o Projeto Adolescer.DESCRIÇÃO DO CASO São realizadas oficinas lúdico-pedagógicas, balizadas na metodologia participativa, com grupos de adolescentes, em escolas públicas de ensino fundamental de uma região do município de Santa Maria/RS. Esta metodologia adota como pressuposto básico a participação, o desenvolvimento da reflexão crítica e o estímulo à criatividade e iniciativa.

COMENTÁRIOS:

A criação de espaços dialógicos/reflexivos é fundamental à construção dos adolescentes como sujeitos de ação no mundo. Essa vivência tem oportunizado, para os acadêmicos envolvidos, a possibilidade de trabalhar com grupos, de ampliar e aprofundar os conhecimentos temáticos e metodológicos e, ainda, a percepção da responsabilidade coletiva e do compromisso social. Esta experiência tem potencializado uma nova maneira de pensar e fazer enfermagem(AU)
Biblioteca responsável: BR1178.1