Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Aspectos epidemiológicos do uso de drogas ilícitas por estudantes adolescentes no município de Capanema, Pará / Epidemiological aspects of illicit drug use by teenage students in the municipality of Capanema, Pará / Aspectos epidemiológicos del uso de drogas ilícitas por estudiantes adolescentes en el municipio de Capanema, Pará

Alcantara, Raeli Matos; Oliveira, Gláucia Caroline Silva de; Oliveira Filho, Aldemir Branco de.
Rev. Adolesc. Saúde (Online) ; 14(2): 47-57, abr.-jun. 2017. tab
Artigo em Português | Adolecbr | ID: abr-712

OBJETIVO:

Determinar as prevalências e os fatores associados ao uso de drogas ilícitas (maconha + cocaína) entre estudantes adolescentes no município de Capanema, nordeste do Pará.

MÉTODOS:

Este estudo transversal foi constituído por informações fornecidas voluntariamente por 479 estudantes adolescentes do ensino médio, os quais preencheram questionários epidemiológicos para descrição e análise das condições sociais, demográficas, econômicas e familiares relacionadas ao uso de drogas ilícitas. Os fatores associados ao uso de drogas ilícitas foram estabelecidos empregando regressão logística simples e múltipla.

RESULTADOS:

A prevalência de estudantes que usaram drogas ilícitas (maconha + cocaína) pelo menos uma vez na vida foi de 23.4%. A prevalência de uso frequente foi de 12.5%. Os fatores de risco associados ao uso de drogas foram repetência escolar, pouca participação dos pais na vida escolar dos estudantes, pais que não conversam sobre o uso de drogas, uso de drogas licitas pelos estudantes, envolvimentos em conflitos, núcleo familiar ruim e pais /amigos que consomem drogas. Sendo que, o turno diurno de estudo foi associado apenas para o uso frequente de drogas.

CONCLUSÃO:

Este estudo detectou elevadas prevalências de uso de drogas ilícitas (maconha + cocaína) entre adolescentes no município de Capanema. Além disso, o trabalho identificou fatores associados ao uso de drogas ilícitas que poderão ser utilizados para direcionamento de estratégias para prevenção à dependência química(AU)
Biblioteca responsável: BR1178.1