Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Fatores de risco associados ao consumo de álcool entre adolescentes de uma escola da rede pública de ensino / Risk factors associated with alcohol consumption among adolescents from a public school / Factores de riesgo asociados al consumo de alcohol entre adolescentes de una escuela de la red pública de enseñanza

Cordeiro, Eliana Lessa; Silva, Tânia Maria da; Silva, Liniker Scolfild Rodrigues da; Silva, Edinayran Ediluergyla da; Mesquita, Thamires Fernanda Crystina de; Maia, Wangela Pimenta.
Rev. Adolesc. Saúde (Online) ; 16(1): 13-20, jan.-mar. 2019. tab
Artigo em Português | Adolecbr | ID: abr-827

OBJETIVO:

Verificar os fatores de risco que podem estar associados ao consumo de álcool entre adolescentes de uma escola pública da cidade de Recife, Pernambuco.

MÉTODOS:

Para este estudo, foram utilizadas técnicas inferenciais através do método de avaliação quantitativa, por meio de um modelo estruturado, idealizado pelo uso do Teste de Transtorno do Álcool, ou seja, com escores nas respostas das opções fornecidas. As respostas dos questionários foram pontuadas de acordo com os níveis de consumo de álcool destacados.

RESULTADOS:

O Teste de Identificação do Transtorno por Uso de Álcool apontou que em 55,7% dos casos os adolescentes tem baixo risco, 25% estão em risco, 17,3% tem alto risco e 1,9% são prováveis dependentes.

CONCLUSÃO:

Os adolescentes tem feito consumo cada vez mais precoce de bebidas alcoólicas, em maiores quantidades e com fácil acesso. São necessários a intensificação de campanhas preventivas e incentivo multidisciplinar que funcionariam paralelamente a programas governamentais, trabalho nas escolas e comunidade além de conscientização sobre os malefícios que podem advir do consumo de bebidas alcoólicas(AU)
Biblioteca responsável: BR1178.1