Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Conhecimento sobre Zika vírus e métodos contraceptivos: Ensaio randomizado com adolescentes no Nordeste brasileiro / Knowledge about Zika virus and contraceptive methods: Randomized trial with adolescents in Northeast Brazil / Conocimiento sobre Zika virus y métodos contraceptivos: Ensayo randomizado con adolescentes en el Noreste brasileño

Aragão, Herifrania Tourinho; Santos, Suelen Maiara dos; Menezes, Alef Nascimento; Lemos, Anna Carolina Mota Lopes Fraga; Souza, Geza Thais Rangel; Melo, Cláudia Moura de.
Rev. Adolesc. Saúde (Online) ; 16(1): 21-32, jan.-mar. 2019. ilus, tab
Artigo em Português | Adolecbr | ID: abr-828

OBJETIVO:

Avaliar o efeito de intervenções educativas no conhecimento dos adolescentes relacionado a Zika vírus e contracepção.

MÉTODOS:

Participaram 500 adolescentes de escolas públicas de Sergipe, alocados em designação aleatória e igualitária para os grupos controle (GC) e oficina educativa (GOE). Nas intervenções educativas direcionadas ao GOE foram aplicados metodologias lúdicas como álbum ilustrativo, jogo da memória dos métodos contraceptivos e Tabuleiro "Aedes Play". Também foi utilizado um questionário para avaliar a diferença nas respostas dos adolescentes entre os grupos, antes e após a intervenção. Para análise dos dados, aplicou-se o teste Qui-quadrado, o teste T, a Razão de Chance e ANOVA.

RESULTADOS:

Ambos os grupos no período pré-intervenção apresentaram escasso conhecimento sobre as vias de transmissão e prevenção do Zika vírus e, aproximadamente 42% desconhecia sobre o uso dos métodos contraceptivos. Após a intervenção, o GOE apresentou um maior conhecimento em comparação ao GC (p<0,05).

CONCLUSÃO:

Pode-se concluir que as estratégias lúdico-educativas são adequadas para a ampliação do conhecimento relacionado à prevenção da transmissão de IST's, visto que o grupo em que foram aplicadas as oficinas educativas apresentou um padrão de respostas corretas maior que o Grupo Controle, que por sua vez demonstrou um maior risco relativo de contrair IST's(AU)
Biblioteca responsável: BR1178.1