Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação das atividades básicas e instrumentais de vida diária de idosos participantes de grupos de convivência / Evaluación de las actividades básicas e instrumentales de la vida diaria de idosos participantes de grupos de convivencia / Evaluation of basic and instrumental activities of daily life of elderly participants in groups living together

Carvalho, Isaiane da Silva; Lima Neto, Alcides Viana de; Silva, Bárbara Coeli Oliveira da; Nunes, Vilani Medeiros de Araújo; Alchieri, João Carlos.
Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online) ; 6(2): 607-617, abr.-jun. 2014. tab
Artigo em Inglês, Português | BDENF | ID: bde-25439

Objetivo:

Avaliar o desempenho de idosos participantes de grupos de convivência na realização das atividades básicas e instrumentais de vida diária.

Método:

Estudo longitudinal com abordagem quantitativa, desenvolvido com 111 idosos integrantes de grupos de convivência no município de Santa Cruz/RN, no período de março a maio de 2011. Utilizou-se um questionário para a caracterização epidemiológica e demográfica e as escalas de Katz e de Lawton para avaliação das AVDs.

Resultados:

Houve uma prevalência do sexo feminino, com idade média de 70,7 e desvio padrão ±8,77 anos. Segundo a escala de Katz e Lawton, 88,28% e 27,92% dos idosos foram classificados como independentes, respectivamente.

Conclusão:

Os centros de convivência constituem-se como espaços relevantes no contexto da saúde do idoso e devem ser estimulados e apoiados pelos órgãos governamentais.(AU)
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1