Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Qualidade de vida de pessoas vivendo com HIV atendidas em serviços públicos de saúde / Quality of life of people living with HIV treated in public health services / Calidad de vida de personas viviendo con VIH atendidas en servicios públicos de salud

Cecilio, Hellen Pollyanna Mantelo; Oliveira, Daniela Sousa; Marques, Sergio Corrêa; Apostolidis, Thémistoklis; Oliveira, Denize Cristina de.
Rev. enferm. UERJ ; 27: e37461, jan.-dez. 2019. tab
Artigo em Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1000343

Objetivo:

descrever o perfil e avaliar a qualidade de vida de pessoas vivendo com HIV atendidas em serviços públicos de saúde.

Métodos:

estudo transversal, quantitativo com 281 pessoas vivendo com HIV atendidas em serviços públicos de saúde nos municípios do Rio de Janeiro e Niterói. Os dados foram coletados por meio de instrumento de dados socioeconômicos e clínicos e do WHOQOL-HIV bref, analisados por estatística descritiva, após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa.

Resultados:

a amostra foi composta majoritariamente por homens, renda de até dois salários mínimos e percepção positiva da saúde. A qualidade de vida foi positivamente avaliada na maioria das facetas, as maiores médias foram nos domínios psicológico, relações sociais, espiritualidade, religião e crenças pessoais e a menor no domínio meio ambiente.

Conclusão:

o perfil das pessoas vivendo com HIV corrobora, os dados nacionais e a avaliação da qualidade de vida foi mais positiva do que em outros estudos.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1