Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Influence of the antiretroviral therapy on the growth pattern of children and adolescents living with HIV/AIDS / Influência da terapia antirretroviral no padrão de crescimento em crianças e adolescentes vivendo com HIV/Aids

Almeida, Flávia Jacqueline; Kochi, Cristiane; Sáfadi, Marco Aurélio Palazzi.
J. pediatr. (Rio J.) ; 95(supl.1): S95-S101, 2019.
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1002484
Resumo

Objetivo:

O acometimento do desenvolvimento pondero-estatural é uma das manifestações mais frequentes nas crianças infectadas pelo HIV e pode ser o primeiro sinal de doença, é considerado um marcador de progressão para doença e um fator de risco independente para morte. O objetivo desta revisão é avaliar a influência da terapia antirretroviral no padrão de crescimento em crianças e adolescentes vivendo com HIV/Aids. Fonte dos dados Foi feita uma revisão não sistemática na base de dados PubMed, com os termos "HIV", "desenvolvimento pondero estatural", "TARV" e "crianças". Foram selecionadas as publicações mais relevantes. Síntese dos dados A terapia antirretroviral reduziu substancialmente a morbimortalidade em crianças infectadas pelo HIV e está claramente associada à recuperação do escore-z de peso e de estatura para idade, principalmente quando iniciada precocemente, na criança assintomática e ainda sem comprometimento pondero-estatural. Estratégias terapêuticas que envolvem o eixo GH/IGF-1, principalmente para crianças com comprometimento do crescimento, ainda estão em estudo.

Conclusões:

As crianças infectadas pelo HIV apresentam comprometimento pondero-estatural precoce e a terapia antirretroviral melhora o perfil antropométrico dessas crianças.
Biblioteca responsável: BR1.1