Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Nursing diagnoses for institutionalized elderly people based on Henderson's theory / Diagnósticos de enfermería para ancianos institucionalizados fundados en la teoría de Henderson / Diagnósticos de enfermagem para idosos institucionalizados fundamentados na teoria de Henderson

Fernandes, Bruna Karen Cavalcante; Clares, Jorge Wilker Bezerra; Borges, Cíntia Lira; Nóbrega, Maria Miriam Lima da; Freitas, Maria Célia de.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 53: e03472, 2019. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-1003102
RESUMO

Objetivo:

Elaborar enunciados de diagnósticos de enfermagem para idosos institucionalizados.

Método:

Estudo descritivo, realizado com idosos de uma Instituição de Longa Permanência, mediante aplicação de formulários que subsidiaram a anamnese e o exame físico, além de busca nos prontuários. Os enunciados de diagnósticos de enfermagem foram elaborados com base na Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem e categorizados segundo modelo teórico de Henderson.

Resultados:

Participaram 203 idosos. Foram elaborados 153 diagnósticos de enfermagem, distribuídos da seguinte maneira 115 (75,1%) no Componente Biológico/Fisiológico, 14 (9,1%) no Componente Psicológico, 21 (13,7%) no Componente Social e três (1,9%) no Componente Espiritual/Moral.

Conclusão:

Os enunciados de diagnósticos de enfermagem elaborados retratam situações de vulnerabilidade à saúde dos idosos institucionalizados, influenciadas por fatores biológicos, psicológicos, sociais e culturais, exigindo um cuidado sistematizado, individualizado e resolutivo para esse público.
Biblioteca responsável: BR41.1