Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Circulação do poder-saber na constituição das práticas profissionais de médicos e enfermeiros / Circulación del poder-saber en la constitución de las prácticas profesionales de médicos y enfermeros / Circulation of power-knowledge in the constitution of professional practices of physicians and nurses

Silva, Tauana Wazir Mattar e; Velloso, Isabela Silva Câncio; Araújo, Meiriele Tavares; Galdino, Carolina Sales; Pires Júnior, José Ferreira; Nobre, Thairine Aparecida de Oliveira.
Rev. baiana enferm ; 32: e28234, 2018. tab
Artigo em Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1003313
Objetivo analisar a circulação do poder nas práticas profissionais de médicos e enfermeiros de um Centro de Terapia Intensiva. Método pesquisa qualitativa, com dados coletados por meio de entrevista semiestruturada, com médicos e enfermeiros de Centro de Terapia Intensiva situado em Minas Gerais, Brasil, e submetidos à análise de discurso. Resultado em geral, a equipe médica não se mostrou muito atenta às normas institucionais, sendo os enfermeiros mais envolvidos nos processos normalizadores e disciplinares. A visibilidade do médico está relacionada à legitimação do domínio do saber científico expresso em seu discurso, o que lhe confere posição de detenção do poder, à medida que o enfermeiro tem um discurso que mostra certa resistência em assumir visibilidade e protagonismo na equipe. Conclusão o Centro de Terapia Intensiva é um cenário onde há interseção de diversos saberes especializados, que se expressam nos discursos de médicos e enfermeiros, favorecendo a circulação do poder nas práticas desses profissionais.
Biblioteca responsável: BR342.1