Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Mapeamento da oferta de cursos e vagas dos programas de residência em enfermagem na bahia / Mapeo de la oferta de cursos y vacantes de los programas de residencia en enfermería en la bahia / Mapping of offers of courses and vacancies in nursing residence programs in bahia

Silva, Rosana Maria de Oliveira; Souza, Rebeca Santos do Amaral de; Silva, Lázaro Souza da; Cordeiro, Ana Lúcia Arcanjo Oliveira; Santos, Olga Maria Brito dos; Fernandes, Josicelia Dumêt.
Rev. baiana enferm ; 32: e27505, 2018. tab, graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1003316
Objetivo mapear a oferta de cursos e vagas dos programas de residência multiprofissional e em área profissional da saúde em enfermagem na Bahia. Método estudo documental, quantitativo, cujas fontes de dados foram 15 editais de processo seletivo para programas de residência em enfermagem que descreveram as variáveis ano, número de programa, áreas de concentração, vagas, instituições de ensino superior vinculadas e modalidades dos programas. A coleta deu-se de 15 a 19 de janeiro de 2018. Resultados foram identificadas 566 vagas distribuídas entre 19 áreas de concentração e ofertadas por oito instituições de ensino. No ano de 2014 houve a maior oferta de vagas 107 (18,9%), em 2015 houve queda considerável de 57,9% no número dessas vagas. Conclusão os programas de residência multiprofissional expandiram-se em decorrência de reformulações das políticas de saúde e dos incentivos à formação de recursos humanos especializados, no entanto vem ocorrendo redução na oferta de vagas.
Biblioteca responsável: BR342.1