Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Medication administration safety assessment tool: Construction and validation / Instrumento de evaluación de la seguridad en la administración de medicamentos: Construcción y validación / Instrumento para avaliação da segurança na administração de medicamentos: construção e validação

Araújo, Patrícia Rebouças; Lima, Francisca Elisângela Teixeira; Ferreira, Mayara Kelly Moura; Oliveira, Shérida Karanini Paz de; Carvalho, Rhanna Emanuela Fontenele Lima de; Almeida, Paulo César de.
Rev. bras. enferm ; 72(2): 329-336, Mar.-Apr. 2019. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1003447
RESUMO

Objetivo:

Construir e validar o instrumento Avaliação da Segurança do Paciente na Administração de Medicamentos (ASPAM).

Método:

Estudo metodológico em que se procederam a construção, o Índice de Validação de Conteúdo (IVC), a validação de construto (análise fatorial) e a confiabilidade, em termos de homogeneidade (Alfa de Cronbach).

Resultados:

A ASPAM alcançou IVC de 0,77 para simplicidade, 0,76 para clareza e 0,93 para relevância. A análise fatorial exploratória mostrou-se adequada para o instrumento (Kaiser- Meyer-Olkim de 0,66 e a esfericidade de Bartlett com p<0,001). O Alfa de Cronbach final da escala com 28 itens foi de 0,85.

Conclusão:

O instrumento ASPAM mostrou-se válido e confiável para a identificação de condições geradoras de risco para ocorrência de eventos adversos aos medicamentos.
Biblioteca responsável: BR21.1