Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Endophthalmitis after cataract surgery: results from seven years of epidemiological surveillance / Endoftalmites após cirurgia de catarata: resultado de sete anos de vigilância epidemiológica

Luz, Reginaldo Adalberto; Dall'Oglio, Lincoln Pereira S; Silva, Flávia Sotolani; Ghirelli, Wagner; Padoveze, Maria Clara.
Rev. bras. oftalmol ; 78(2): 86-90, mar.-abr. 2019. tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1003578
Resumo

Objetivo:

Descrever a incidência, a apresentação clínica e a evolução dos casos de endoftalmites ocorridos em um centro oftalmológico no Brasil.

Métodos:

Trata-se de uma revisão de prontuários dos pacientes submetidos à cirurgia de catarata no período de 2008 a 2014. Foram avaliadas as variáveis clínicas associadas ao desfecho de endoftalmite pós-operatória.

Resultados:

durante o período do estudo, foram realizadas 27.609 cirurgias de catarata. Foram identificados 35 casos de endoftalmite. A incidência global de endoftalmite foi de 0,13%, com variação anual de 0,04% a 0,27%. Os principais sinais e sintomas em pacientes com endoftalmite foram dor ocular e baixa acuidade visual associado à hiperemia conjuntival e hipópio. Os microrganismos gram-positivos foram os agentes etiológicos mais frequentes. Todos os pacientes receberam uma injeção intravítreo de antibióticos como tratamento imediato. A acuidade visual final foi igual ou pior que a capacidade de contar os dedos do examinador em 57,1% dos pacientes. Evisceração ou enucleação foi necessário em 3 pacientes.

Conclusão:

A incidência de endoftalmite e a maioria dos sinais e sintomas encontrados neste estudo estão de acordo com os reportados na literatura. Embora a taxa de incidência seja baixa, a perda de visão experimentada pela maioria dos pacientes com endoftalmite após a cirurgia de catarata destaca a necessidade de esforços para medidas de prevenção de infecção e diagnóstico precoce para evitar tais complicações.
Biblioteca responsável: BR1.2