Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A autoproteção contra o HIV para profissionais de enfermagem: estudo de representações sociais / The self-protection against HIV for nursing professionals: study of social representations / La autoprotección contra el VIH para profesionales de enfermería: estudio de las representaciones sociales

Spindola, Thelma; Braga, Renato Martins de Oliveira; Marques, Sergio Corrêa; Formozo, Glaucia Alexandre; Cecilio, Hellen Pollyanna Mantelo; Oliveira, Denize Cristina de.
Rev. enferm. UERJ ; 26: e34277, jan.-dez. 2018.
Artigo em Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1004052

Objetivo:

analisar a autoproteção profissional e pessoal na rede de representações sociais do HIV/AIDS, na perspectiva dos profissionais de enfermagem.

Método:

estudo qualitativo pautado na Teoria das Representações Sociais, em sua abordagem processual. Participaram 36 profissionais de enfermagem atuantes em programas de HIV/AIDS no Rio de Janeiro.

Resultados:

os conteúdos das representações se organizaram em cinco categorias reveladoras das facetas psicossociais da autoproteção Medidas de proteção no cuidado à pessoa vivendo com HIV; O conhecimento e o medo de exposição ao HIV determinando a autoproteção pessoal e profissional; Comportamento sexual e uso de preservativo facetas da autoproteção contra o HIV; A educação em saúde e a capacitação profissional como estratégias de autoproteção pessoal e profissional; O cuidado à pessoa vivendo com HIV mediando a autoproteção profissional.

Conclusão:

para adoção da autoproteção no cotidiano laboral e de vida pessoal dos profissionais é preciso que se percebam vulneráveis e integrem os conhecimentos apreendidos com as representações constituídas.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1