Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Conteúdo de estomaterapia e estratégias de ensino no currículo de graduação em enfermagem / Stomatherapy content and teaching strategies in the undergraduate nursing curriculum / Contenido de estomaterapia y estrategias de enseñanza en el componente curricular del pregrado en enfermería

Gonçalves, Francisco Gleidson de Azevedo; Reis, Fabio Luiz Moreira; Silva, Natalia André Barbosa; Souza, Norma Valéria Dantas de Oliveira; Varella, Thereza Christina Mó Y Mó Loureiro; Pires, Ariane da Silva.
Rev. enferm. UERJ ; 26: e28921, jan.-dez. 2018.
Artigo em Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1004056

Objetivos:

identificar os conteúdos teórico-práticos relacionados à estomaterapia, no Curso de Graduação em Enfermagem, analisando seus conteúdos programáticos, estratégias e ementas; e discutir a abordagem dos conteúdos e das estratégias de ensino adotadas pelos docentes para o aprendizado de tais conteúdos.

Método:

estudo qualitativo, documental, cujo cenário foi a Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. A pesquisa documental utilizou especificamente as ementas e os cronogramas do 1º ao 9° períodos da graduação. A coleta de dados ocorreu em novembro de 2016, sendo submetidos à análise de conteúdo modalidade temática.

Resultados:

evidenciou-se que os conteúdos abordados na graduação se referem às temáticas de feridas e estomias em sua predominância, e não se identificou conteúdo de incontinências.

Conclusão:

considera-se que há necessidade de inserir conteúdo relativo à incontinência anal e urinária haja vista a relevância epidemiológica e o sofrimento psicofísico da pessoa com tal problemática.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1