Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Representações sociais da biossegurança no contexto do HIV/AIDS: contribuições para a saúde do trabalhador / Social representations of biosecurity in the context of HIV / AIDS: contributions to workers' health / Representaciones sociales de bioseguridad en el contexto del VIH / SIDA: contribuciones a la salud del trabajador

Pontes, Ana Paula Munhen de; Oliveira, Denize Cristina de; Nogueira, Virginia Paiva Figueiredo; Machado, Yndira Yta; Stefaisk, Renata Lacerda Marques; Costa, Marcio Martins da.
Rev. enferm. UERJ ; 26: e21211, jan.-dez. 2018. ilus
Artigo em Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1004063

Objetivo:

analisar as representações sociais de biossegurança construídas pelos enfermeiros que atuam com pacientes soropositivos ao HIV.

Método:

pesquisa qualitativa, exploratória, fundamentada na teoria das representações sociais, realizada em oito instituições de saúde, no município do Rio de Janeiro, através de entrevista com 19 enfermeiras. Os dados foram analisados com o software ALCESTE 4.10. O projeto foi submetido e aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa.

Resultados:

foram construídas duas temáticas o desenvolvimento da biossegurança em HIV/AIDS na vida pessoal; e a biossegurança em HIV/AIDS e a execução do cuidado de enfermagem. Identificou-se que a autoproteção é um dos elementos fundamentais constitutivos da representação social das enfermeiras sobre biossegurança, assumindo as facetas de autoproteção na vida profissional e na vida pessoal. O uso de luvas de procedimento é caracterizado como a principal medida de precaução no trabalho.

Conclusão:

destaca-se a influência exercida pela representação social do HIV/AIDS nas ações de autoproteção desenvolvidas pelas enfermeiras.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1