Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Adoecimento de trabalhadores de enfermagem no contexto hospitalar / Illness among nursing workers in the hospital context / Enfermedad de los trabajadores de enfermería en el contexto del hospital

Baptista, Ana Terra Porciúncula; Souza, Norma Valéria Dantas de Oliveira; Gallasch, Cristiane Helena; Varella, Thereza Christina Mó Y Mó Loureiro; Noronha, Isabela da Rosa; Noronha, Isabele da Rosa.
Rev. enferm. UERJ ; 26: e31170, jan.-dez. 2018. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1004065

Objetivo:

determinar as questões de saúde que levam os profissionais de enfermagem a licenciarem-se do trabalho por mais de 15 dias ou sofrerem readaptação funcional.

Métodos:

pesquisa documental, retrospectiva com abordagem quantitativa. Foram analisados 886 registros de afastamentos da equipe de enfermagem de um hospital universitário. Os dados foram apresentados por meio de estatística descritiva.

Resultados:

os afastamentos dos trabalhadores foram atribuídos, principalmente, transtornos mentais e comportamentais (22,6%), seguidos das doenças do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo (24,4%) dos casos. Em relação aos motivos que levaram os profissionais a sofrerem readaptação funcional, captou-se como principal causa as doenças osteomusculares (56,3%), registrando-se em seguida os transtornos mentais (18,8%).

Conclusão:

os trabalhadores possuem elevado índice de adoecimento por doenças osteomusculares, no entanto, preocupa o crescente adoecimento mental. Portanto, é necessário intensificar medidas protetoras para prevenção do adoecimento e melhoradas condições laborais.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1