Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Internato de enfermagem na atenção básica: desafios da sua efetividade / Basic care nursing internship: challenges for it to be effective / Internado de enfermería en la atención básica: desafíos de su eficacia

Rodrigues, Heluana Cavalcante; Dias, Maria Socorro de Araújo; Aragão, Antônia Eliana Araújo; Silva, Maria Adelane Monteiro da; Gomes, Diógenes Farias; Brito, Maria da Conceição Coelho.
Rev. enferm. UERJ ; 26: e26979, jan.-dez. 2018.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1004068

Objetivo:

analisar os desafios para a efetividade da formação do internato em enfermagem na Atenção Básica, a partir dos discursos coletivos dos atores envolvidos.

Método:

estudo exploratório-descritivo, que ocorreu entre março de 2013 e janeiro de 2015. Teve sua investigação no Internato de Enfermagem na Atenção Básica de duas Universidades do Nordeste brasileiro. Participaram sete discentes, três docentes e seis preceptores, selecionados a partir de critérios pré-estabelecidos. Utilizou o Discurso do Sujeito Coletivo, com o apoio do Quantiqualisoft©.

Resultados:

foram identificados, como principais desafios para a efetividade do internato, a interligação entre teoria e prática e a integração ensino-serviço, as quais foram entendidas como desafios do seio educacional e estrutural, o que denotou a necessária participação do sistema de saúde pública.

Conclusão:

evidenciou-se a necessidade de reestruturação dos internatos, destacando a construção de uma agenda de compromisso e deveres entre universidade e gestão municipal.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1