Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Associação entre adesão ao tratamento anti-hipertensivo e integralidade no atendimento de enfermeiros / Association between antihypertensive treatment adherence and comprehensive nursing care / Asociación entre adhesión al tratamiento antihipertensivo e integralidad en la atención de los enfermeros

Sousa, Antônia Sylca de Jesus; Moreira, Thereza Maria Magalhães; Machado, Ana Larissa Gomes; Silva, Ana Zaira da.
Rev. enferm. UERJ ; 26: e25250, jan.-dez. 2018. ilus, tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1004072

Objetivo:

verificar a associação entre nível de adesão dos clientes ao tratamento anti-hipertensivo e a integralidade no atendimento de enfermeiros.

Método:

pesquisa de abordagem quantitativa, desenvolvida na cidade de Fortaleza-CE, com 602 hipertensos atendidos em um Centro de Saúde de Atenção Secundária. Para identificar a presença ou não da adesão, aplicou-se o Teste de Morisky-Green e a presença da integralidade na assistência foi obtida por um check-list baseado nos pressupostos da Starfield (acessibilidade, acolhimento, vínculo e enfoque familiar). Foi realizado um entrecruzamento das variáveis por meio do teste estatístico Quiquadrado de Pearson (X2). O presente estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa.

Resultados:

não houve associação entre adesão e integralidade no atendimento de enfermeiros (p=0,758).

Conclusão:

verifica-se a necessidade de se realizar um cuidado de enfermagem centrado na integralidade da assistência, de forma a buscar cada vez a adesão dos pacientes hipertensos ao tratamento.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1