Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Representações sociais acerca da hemodiálise para pacientes portadores de doença renal crônica / Social representations of hemodialysis among patients with chronic kidney disease / Representaciones sociales sobre hemodiálisis para pacientes con enfermedad renal crónica

Santos, Felipe Kaezer dos; Gomes, Antonio Marcos Tosoli; Rafael, Ricardo de Mattos Russo; Silva, Frances Valéria Costa e; Assad, Luciana Guimarães; Cunha, Lidiane Passos.
Rev. enferm. UERJ ; 26: e23125, jan.-dez. 2018. ilus
Artigo em Português | BDENF | ID: biblio-1004075

Objetivo:

analisar as representações sociais dos pacientes portadores de doença renal crônica em fase terminal acerca da hemodiálise.

Metodologia:

o referencial teórico-metodológico utilizado é a Teoria das Representações Sociais. Os cenários do estudo foram dois centros de diálise do Rio de Janeiro, onde foram incluídos 100 pacientes que realizam hemodiálise. Para a produção de dados, realizada de outubro a dezembro de 2015, foi utilizada a técnica de evocações livres, a partir do termo indutor hemodiálise.

Resultados:

foram obtidas 434 palavras, que após padronização foram reduzidas a 173 termos, submetidos ao software Evoc para a construção do quadro de quatro casas e da análise de similitude.

Conclusão:

o termo "vida" foi o mais fortemente evocado, associado aos termos dependência, salvação e sobrevivência. Além disso, a hemodiálise também suscitou as imagens de tristeza, pânico, cansativo, obrigação e conformado.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1