Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Humanização nos serviços de urgência e emergência: contribuições para o cuidado de enfermagem / Humanización en los servicios de urgencia y emergencia: contribuciones para el cuidado en enfermería / Humanization in urgent and emergency services: contributions to nursing care

Sousa, Kayo Henrique Jardel Feitosa; Damasceno, Carolinne Kilcia Carvalho Sena; Almeida, Camila Aparecida Pinheiro Landim; Magalhães, Juliana Macêdo; Ferreira, Márcia de Assunção.
Rev. gaúch. enferm ; 40: e20180263, 2019. tab, graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1004092
Resumo OBJETIVO Analisar as evidências das pesquisas desenvolvidas sobre a humanização no atendimento de urgência e emergência, tendo em vista suas contribuições para o cuidado de enfermagem. MÉTODOS Revisão integrativa nas bases de dados LILACS, CINAHL, SciELO, Web os Science, SCOPUS e BDENF, utilizando os descritores humanização da assistência, urgências, emergências, serviços médicos de emergências e enfermagem. RESULTADOS A busca resultou em um total de 133 publicações, sendo 17 incluídas no escopo desta revisão. A análise possibilitou a elaboração das unidades de evidência Acolhimento com classificação de risco dispositivo com bons resultados e Barreiras e dificuldades para a utilização das diretrizes da Política Nacional de Humanização. CONCLUSÃO O Acolhimento com Classificação de Risco foi evidenciado como principal dispositivo para a efetiva operacionalização da Política Nacional de Humanização e existem barreiras para sua efetivação relacionadas à organização das redes de atenção à saúde, problemas estruturais e ao trabalho multiprofissional.
Biblioteca responsável: BR1.1