Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Competências para enfermeiros generalistas e especialistas atuarem na prevenção e controle de infecções no Brasil / Skills for generalist and specialist nurses working in the prevention and control of infections in Brazil / Competencias para enfermeros generalistas y especialistas actúan en la prevención y control de infecciones en Brasil

Massaroli, Aline; Martini, Jussara Gue; Moya, José Luis Medina; Pereira, Milca Severino; Tipple, Anaclara Ferreira Veiga; Maestri, Eleine.
Rev. latinoam. enferm. (Online) ; 27: e3134, 2019. tab, graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1004260
Objetivo definir as competências para a prevenção e o controle de infecções relacionadas à assistência à saúde que devem ser desenvolvidas pelo enfermeiro generalista e pelo enfermeiro especialista em controle de infecções no Brasil. Método empregou-se a técnica Delphi, desenvolvida em quatro rodadas. Participaram do estudo 31 enfermeiros e oito médicos com expertise em prevenção e controle de infecções. Para a coleta de dados, utilizaram-se instrumentos com perguntas abertas cujas respostas foram tratadas por meio da técnica de análise de conteúdo e instrumentos estruturados para avaliar a importância de cada competência por meio de escala Likert, sendo os dados analisados e apresentados de forma descritiva, uso de mediana e de coeficiente de variação. Resultados as competências foram organizadas em 04 centrais, 14 genéricas e 17 específicas, com nome e a descrição de cada competência. Conclusão a definição das competências para a prevenção e o controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde é o primeiro passo para se iniciar o repensar acerca do processo de ensino e aprendizagem na formação inicial dos enfermeiros. Os dados encontrados auxiliam na reestruturação do ensino, além de fundamentar programas de educação permanente em saúde.
Biblioteca responsável: BR1.1