Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Instructional design for nursing care to neonates with congenital heart defects / Diseño instruccional para la atención de enfermería al neonato con cardiopatías congénitas / Design instrucional para o cuidado de enfermagem aos neonatos com cardiopatias congênitas

Magalhães, Simone da Silveira; Chaves, Edna Maria Camelo; Queiroz, Maria Veraci Oliveira.
Texto & contexto enferm ; 28: e20180054, 2019. tab, graf
Artigo em Inglês | BDENF, LILACS | ID: biblio-1004816
RESUMO

Objetivo:

desenvolver e validar design instrucional para o cuidado clínico de Enfermagem aos neonatos com cardiopatias congênitas em maternidades, por meio de educação a distância.

Método:

pesquisa metodológica, aplicada, constituindo-se de cursoon-line, para enfermeiros de unidades neonatais. No desenvolvimento do design instrucional efetivou-se a seleção e a elaboração do conteúdo didático virtualizado, submetido à validação interna com juízes de diferentes áreas - Enfermagem Neonatal, Enfermagem Cardiovascular, Educação, Educação a Distância, Design Instrucional e Informática. O estudo seguiu fases adaptadas do processo de design instrucional análise (identificação e compreensão do problema educacional), design (especificação), desenvolvimento (produção) e avaliação (reflexão).

Resultados:

nove juízes concluíram a avaliação do design instrucional, sendo seis da região Sudeste, duas do Nordeste e uma da região Sul do Brasil. Sete deles eram docentes do ensino superior, também com experiências ligadas à educação, além de sua especialidade. Os juízes das áreas da Enfermagem, Educação e Design convergiram em 91% das respostas aos itens avaliados da tecnologia educativa, considerando-a adequada. Os juízes da área de Informática obtiveram congruência em apenas 70% dos itens avaliados, considerando-o como questionável. As avaliações e sugestões dos juízes levaram a algumas mudanças na elaboração do design instrucional, antes da proposta de sua validação clínica.

Conclusão:

o design instrucional foi validado pela congruência da opinião dos juízes (85%) e a estratégia de validação incorporou diferentes saberes, qualificando a tecnologia e apontando a importância da temática na capacitação de enfermeiros, com recursos da Educação a Distância.
Biblioteca responsável: BR17.1