Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Prática do enfermeiro obstetra quanto ao alívio da dor de parturientes / Practice of the obstetric nurse in relation to the relief of the parturient's pain

Gomes, Edilma Correia Honorato; Davim, Rejane Marie Barbosa.
Rev. enferm. UFPE on line ; 12(12): 3426-3435, dez. 2018. ilus, graf, tab
Artigo em Português | BDENF | ID: biblio-1005112

Objetivo:

identificar estratégias não farmacológicas no alívio da dor de parturientes.

Método:

trata-se de um estudo bibliográfico, descritivo, do tipo revisão integrativa, de 2005 a 2010, com busca de artigos nas bases de dados LILACS, MEDLINE e Biblioteca Virtual SciELO. Apresentam-se os resultados em figuras, em seguida, descutidos com a literatura.

Resultados:

selecionaram-se sete artigos referentes às estratégias não farmacológicas vistas pelas parturientes como benéficas, úteis e estimuladas no trabalho de parto favorecendo segurança, bem-estar físico e emocional, como o alívio das contrações.

Conclusão:

consideramse os estudos abordados benéficos nas práticas não farmacológicas para o alívio da dor de parturientes. Destaca-se a necessidade de se investir em mais estudos que explorem as estratégias não farmacológicas, tendo em vista a alta relevância de se investir nessa temática, que auxiliem na influência ao alívio da dor de parturientes eliminando barreiras, mitos e que os especialistas estejam preparados a executá-las de maneira eficiente no processo parturitivo.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1