Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Representações sociais de docentes sobre o processo de enfermagem: abordagem estrutural / Faculty members' social representations of the nursing process: structural approach / Representaciones sociales de docentes sobre el proceso de enfermería: enfoque estructural

Silva, Iranete Almeida Sousa; Paiva, Mirian Santos; Suto, Cleuma Sueli Santos; Santos, Washington da Silva; Silva, Fernanda Rios da; Fernandes, Josicélia Dumet.
REME rev. min. enferm ; 23: e-1162, jan.2019.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1005117

Objetivo:

analisar a estrutura das representações sociais de docentes de graduação em Enfermagem sobre o processo de Enfermagem.

Métodos:

estudo qualitativo realizado com 100 docentes do curso de graduação em Enfermagem de sete instituições de ensino superior, públicas e privadas, situadas em uma capital do Nordeste do Brasil. Os dados obtidos por meio do teste de Associação Livre de Palavras foram processados pelo software Evoc e analisados à luz da Teoria das Representações Sociais.

Resultados:

na centralidade os docentes atribuíram ao processo de Enfermagem os significados das expressões sistematização da assistência de Enfermagem, etapas do processo e organização para assistência e na periferia atribuíram importância ao processo de Enfermagem e destacaram atributos profissionais.

Conclusão:

os participantes consideraram como idênticos os termos sistematização da assistência de Enfermagem e processo de Enfermagem, o que pode contribuir para subsumir a importância de cada um destes, aumentar a lacuna entre teoria e prática e distanciar o processo de Enfermagem de sua principal finalidade que consiste em nortear práticas com fundamentação teórica própria da profissão.(AU)
Biblioteca responsável: BR21.2