Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Sexualidade e saúde sexual de adolescentes: interseção de demandas para o cuidado / Adolescent sexuality and sexual health: intersecting demands for care / Sexualidad y salud sexual de adolescentes: intersección de demandas para el cuidado

Luz, Rosália Teixeira; Coelho, Edmeia de Almeida Cardoso; Teixeira, Marizete Argolo; Barros, Andiara Rodrigues; Carvalho, Maria de Fátima Alves Aguiar; Almeida, Mariza Silva.
Rev. enferm. UERJ ; 27: e38440, jan.-dez. 2019.
Artigo em Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1005297

Objetivo:

conhecer as demandas para o cuidado no âmbito da sexualidade de adolescentes.

Metodologia:

estudo descritivo, abordagem qualitativa, tendo o gênero como categoria analítica. Realizado com 12 adolescentes de dois colégios públicos estaduais do interior da Bahia, em 2014. Foram utilizados oficinas de reflexão e questionário para coleta de dados e o tratamento se deu pela técnica de análise de discurso.

Resultados:

adolescentes consideram a sexualidade como dimensão humana que demanda atenção à saúde, com necessidade de orientações e cuidado direcionados a vulnerabilidades e conhecimento do corpo. É também processo afetivo-sexual, com prazer compartilhado, caminho para superação de desigualdades de gênero.

Conclusão:

as demandas apresentadas revelam um grupo que defende uma sexualidade saudável e prazerosa, livre de tabus e preconceitos, mas carente de orientações. As demandas extrapolam o que está posto como prioridade para atenção à saúde e urge a aproximação escola e serviços de saúde para implementar políticas de formação e cuidado de adolescentes.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1