Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O cuidado às mulheres lésbicas no campo da saúde sexual e reprodutiva / The care to lesbian women in the field of sexual and reproductive health / El cuidado de las mujeres lesbianas en el campo de la salud sexual y reproductiva

Araujo, Luciane Marques de; Penna, Lucia Helena Garcia; Carinhanha, Joana Iabrudi; Costa, Cristiane Maria Amorim.
Rev. enferm. UERJ ; 27: e34262, jan.-dez. 2019.
Artigo em Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1005414

Objetivo:

descrever e analisar o cuidado às lésbicas, por enfermeiras e médicos, no campo da saúde sexual e reprodutiva.

Método:

pesquisa descritiva, qualitativa. Participaram do estudo 24 enfermeiras e 21 médicos atuantes na atenção primária, no município do Rio de Janeiro. Pesquisa aprovada por Comitê de Ética em Pesquisa. Os dados foram coletados em 2014, por meio da entrevista semiestruturada. Desenvolveu-se análise de conteúdo temático-categorial.

Resultados:

os esquemas de percepção e apreciação de enfermeiras e médicos sobre as lésbicas apresentam um conteúdo fortemente normativo e os profissionais apresentam defasagem de conhecimento, inabilidade de comunicação e omissão em relação às demandas de saúde dessas mulheres.

Conclusão:

o cuidado às lésbicas é permeado por rotinas heteronormativas e a omissão de enfermeiras e médicos frente às demandas de saúde de lésbicas opera como uma violência simbólica, sendo condicionante do menor acesso à saúde.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1