Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Redes de apoio ao usuário com doença renal crônica na perspectiva ecossistêmica / Support networks to user with chronic kidney disease in the ecosystemic perspective / Redes de apoyo al usuario con enfermedad renal crónica desde la perspectiva ecosistémica

Siqueira, Hedi Crescência Heckler de; Nunes, Marcia Helena Baltassare; Pedroso, Vanessa Soares Mendes; Sampaio, Aurélia Danda; Medeiros, Adriane Calvetti de; Thurow, Mara Regina Bergmann; Rodrigues, Sidiane Teixeira.
REME rev. min. enferm ; 23: e-1169, jan.2019.
Artigo em Inglês, Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1005424

Objetivo:

identificar e analisar as redes de apoio utilizadas pelo usuário renal crônico e família, a partir da perspectiva ecossistêmica.

Método:

estudo qualitativo desenvolvido no domicílio de três usuários com doença renal crônica em dois municípios do sul do Rio Grande do Sul. A coleta de dados ocorreu no período de maio a junho de 2016, por meio de entrevista semiestruturada. A análise de dados foi realizada pelo método da análise temática.

Resultados:

foi possível identificar várias redes de apoio ao portador de doença renal crônica e família, que se constituem em uma importante estratégia para as ações do cuidado, estimulando o enfrentamento da doença. Os vínculos relacionais interativos que se estabelecem entre os componentes do ecossistema domiciliar exercem influências no processo saúde-doença-cuidado do usuário com doença renal crônica quando exercidos com confiança, reciprocidade e afeto.

Conclusão:

essa relação de interdependência e interconexão entre os elementos, constituintes do ecossistema domiciliar, proporciona intercâmbio de informações, cooperação, parceria e compartilhamento de vivências e configura-se na rede de apoio familiar, social e de suporte aos profissionais de saúde.(AU)
Biblioteca responsável: BR21.2