Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Estratégias para o fortalecimento da cultura de segurança em unidades de terapia intensiva / Strategies for strengthening safety culture in intensive care units / Estrategias para el fortalecimiento de la cultura de seguridad en unidades de cuidados intensivos

Souza, Catharine Silva de; Tomaschewski-Barlem, Jamila Geri; Dalmolin, Graziele de Lima; Silva, Thiago Lopes; Neutzling, Bruna Ruoso da Silva; Zugno, Rochele Maria.
Rev. enferm. UERJ ; 27: e38670, jan.-dez. 2019.
Artigo em Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1005428

Objetivo:

identificar estratégias de promoção que contribuam para o fortalecimento da cultura de segurança do paciente em unidades de terapia intensiva.

Método:

estudo qualitativo, descritivo, realizado com cinco médicos, cinco enfermeiros e 24 técnicos de enfermagem atuantes em unidades de terapia intensiva de duas instituições hospitalares do sul do Brasil em 2016. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e o tratamento, pela análise textual discursiva. A pesquisa foi aprovada por Comitê de Ética em Pesquisa.

Resultados:

emergiram três categorias implementação de protocolos de segurança do paciente; envolvimento institucional e multiprofissional; e segurança do paciente na educação permanente.

Conclusão:

os profissionais de saúde consideram a implementação de protocolos na assistência à saúde, a inclusão da temática da segurança na educação permanente e o envolvimento da instituição, bem como da equipe multiprofissional, como as principais estratégias para promover e fortalecer a cultura de segurança do paciente.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1