Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Efeitos das terapias na menopausa: uma revisão narrativa da literatura / Effects of menopause therapies: a narrative literature review

Manica, Jucelia; Bellaver, Emyr Hiago; Zancanaro, Vilmair.
J. Health Biol. Sci. (Online) ; 7(1): 82-88, jan.-mar. 2019.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1005503

Introdução:

A menopausa é um evento que determina o final do período fértil da mulher, com efeitos, sobretudo, no bem-estar pode em alguns casos ser necessário a intervenção de terapias medicamentosas ou medidas alternativas.

Objetivo:

Consiste em uma revisão de informações relativas ao tratamento dos sintomas da menopausa, avaliando as terapias realizadas em mulheres.

Método:

Busca de informações em periódicos indexados nas principais bases científicas on-line, incluindo apenas estudos realizados nos anos de 2012 a 2017.

Resultados:

Atualmente, há terapias medicamentosas e alternativas, que têm sido eficazes para o tratamento nesta fase, sendo que, para a primeira, o Ministério da Saúde orienta que a dose administrada da terapia de reposição hormonal (TRH) deve ser a mínima eficaz para melhorar os sintomas indesejáveis, devendo ser interrompida assim que os benefícios tenham sido alcançados. Estima-se, ainda, que novas moléculas com efeitos máximos e riscos mínimos sejam descobertas e incluídas na TRH com uma avaliação dos seus reais riscos para o câncer de mama, tromboembolismo ou eventos cardiovasculares. É possível avaliar que existem vários métodos de tratamento.

Conclusão:

A decisão de adotar ou não uma terapia deve ser debatida entre médico e paciente individualmente, ressaltando as consequências da redução estrogênica climatérica, os efeitos colaterais e contraindicações dessas terapias, a fim de estabelecer seu custo benefício.
Biblioteca responsável: BR1780.2