Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Concepción epistemológica emergente de equidad de género en el envejecer de las mujeres / Concepção epistemológica da igualdade de gênero no envellhecer das mulheres / Emerging epistemological conception of gender equity in the aging of women

Rodríguez Sotomayor, Yamilé; Pardo Fernández, Alfredo; Mondelo López, Iraida.
Rev. inf. cient ; 97(4): i: 732-f:743, 2018. ilus
Artigo em Espanhol | LILACS, CUMED | ID: biblio-1005519

Introdução:

a Organização Mundial da Saúde, por meio de documento envelhecimento activo, ele apresentou um quadro de política, que ofereceu um novo paradigma na promoção do envelhecimento bem sucedido em curso chave de vida. Envelhecimento e desenvolvimento devem ser entendidas como simultânea e permanente durante todo processo de vida.

Objectivo:

fornecer uma concepção epistemológica emergente de igualdade de gênero que contribui para remover a visão androcêntrica da idade das mulheres no contexto revolucionário cubano.

Método:

um estudo teórico crítico foi realizado Androcentrismo partir do envelhecer das mulheres, uma concepção epistemológica emergente de foco equidade de género que permitiu novos pontos de vista foi construído.

Resultados:

os estudos de gênero ajudar a explicar a origem e as formas que androcentrismo e, especialmente, têm contribuído para a crítica do relativismo que coloca estas práticas em termos de variabilidade cultural, permitindo justificar a discriminação.

Conclusões:

estudos de envelhecimento não são realizadas con abordagen de gênero, esta situação hace invisíveis as mulheres, principalmente no envelhecimento(AU)
Biblioteca responsável: CU419.1