Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação de um protocolo clínico por enfermeiros no tratamento da sepse / Evaluation of a clinical protocol by nurses in sepse treatment

Veras, Raissa Ellen Silva de; Moreira, Deborah Pedrosa; Silva, Vanessa Dias da; Rodrigues, Sofia Esmeraldo.
J. Health Biol. Sci. (Online) ; 7(3): 292-297, jul.-set. 2019.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1005657

Objetivo:

avaliar o uso de um protocolo clínico por enfermeiros no tratamento da sepse em um hospital particular.

Metodologia:

estudo do tipo descritivo com abordagem qualitativa realizado em um hospital de nível terciário com enfermeiros da emergência e unidades de terapia intensiva totalizando 14 participantes, no período de outubro e novembro de 2018. Utilizou-se para a coleta de dados um gravador e um formulário com perguntas semiestruturadas, avaliadas por meio da análise de conteúdo.

Resultados:

foram elaboradas quatro categorias intituladas capacitação dos profissionais para manejo do protocolo; conhecimento acerca do protocolo sepse; desafios do enfermeiro no uso do protocolo; experiências exitosas desfecho do paciente pós-protocolo.

Conclusão:

por meio deste estudo, foi possível evidenciar a atuação do enfermeiro diante de pacientes com quadro séptico. Nessa assistência, incidem ainda os desafios que eles enfrentam para que o processo tenha início e fim, e não seja interrompido por qualquer eventualidade, como demora dos serviços acionados. Reforça que o protocolo não é apenas mais um documento da assistência, e sim uma ferramenta importante para prestar o melhor cuidado de enfermagem, que causa impacto em custos hospitalares e melhoria da imagem do hospital no mercado.
Biblioteca responsável: BR1780.2