Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Zoonosis associated to Rattus rattus and the impacts of the public actions to control the species / Zoonoses associadas à Rattus rattus e os impactos das ações públicas de controle sobre a espécie

Babolin, Lilian dos Santos; Almeida-Silva, Maria Jeovânia Freire de; Potenza, Marcos Roberto; Del Fava, Claudia; Castro, Vanessa; Harakava, Ricardo; Okuda, Liria Hiromi; Rebouças, Marcia Maria; Campos, Ana Eugênia de Carvalho.
Arq. Inst. Biol ; 83: e0832014, 2016. ilus, tab, mapas
Artigo em Inglês | LILACS, VETINDEX | ID: biblio-1006336
A ocorrência do rato de telhado, Rattus rattus , nas grandes cidades brasileiras aumentou nos últimos anos. A fim de investigar se os esforços do controle público de roedores têm atingido essa espécie, foi conduzido um levantamento em áreas com risco de inundação na cidade de São Paulo, com armadilhas para captura viva dos roedores, antes e depois do controle público. O estudo foi realizado entre 2009 e 2011, e os animais capturados foram estudados para identificar seu risco como transmissores de zoonoses. O número de R. rattus capturados após o controle não diferiu entre o número de animais capturados antes do programa de controle, no período de primavera/verão, mas, no período de outono/inverno, foi observada efetividade do controle. Foram registradas infestações baixas de Ctenocephalides felis (Siphonaptera) e Echinolaelaps echidninus (Acarina). Anticorpos contra Leptospira spp. foram detectados em apenas 1 das 65 amostras de soro. Dez entre 18 amostras de soro foram sororeativas para o vírus Vaccinia , sugerindo o contato entre R. rattus e o patógeno Calodium hepaticum (Nematoda) foi encontrado no fígado de 73,4% dos R. rattus capturados. Concluiu-se que R. rattus pode não ser controlado pelas ações propostas pelo Programa de Controle de Roedores na cidade de São Paulo e representa uma ameaça para a saúde humana, justificando permanentes programas de gestão ambiental e programas educacionais.(AU)
Biblioteca responsável: BR1942.1