Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Experiencias y afrontamiento de la enfermera oncologica frente al paciente en recidiva / Experiences and take charge of the oncological nurse to the patient in recidiva

Cazon, Adriana; Salas, Eleuteria; Tognareli, Ivana.
Notas enferm. (Córdoba) ; 19(33): 18-28, jun.2019.
Artigo em Espanhol | LILACS, BDENF, BINACIS, UNISALUD | ID: biblio-1008056
Igualmente importante é o cuidado do enfermeiro no ambiente clínico da doença ser a abordagem de cuidar das necessidades emocionais dos pacientes, essa realidade a que o enfermeiro deve enfrentar revela a difícil situação no manejo do paciente. oncologia na recaída.

Objetivo:

Interpretar as experiências e modos de enfrentamento dos enfermeiros oncológicos em relação aos pacientes recidivantes.

Metodologia:

para realizar este estudo utilizou-se um delineamento de pesquisa qualitativa do tipo fenomenológico em que foi utilizada uma entrevista coloquial ou dialógica para 17 enfermeiros do serviço de hematologia Onco.

Resultados:

Após a análise das entrevistas, foram identifcados dois temas principais emoções e atitudes cada uma com categorias, entre elas impotência, frustração, raiva, angústia, tristeza, compaixão e mágoa, repressão-silêncio, aceitação ativa-Escuta, Humor, Negação e

Conclusão:

Ao fnal da análise de todos os achados, pode-se concluir que as emoções e sentimentos das enfermeiras diante da realidade de cuidar de um paciente em recaída foram impotência e frustração - raiva e insatisfação - angústia e tristeza - mágoa e compaixão. As atitudes e os modos de confrontos identifcados nas maiorias da profssão são repressão e silêncio, aceitação - escuta e humor e negação e indiferença(AU)
Biblioteca responsável: AR475.1
Localização: Ar475.1