Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Qualidade de Vida e Condições de Higiene de Próteses Dentárias de Idosos Institucionalizados / Quality of Life and Hygiene Conditions of Dental Prostheses of Institutionalized Elderly People

Falcão, Tainá Nascimento; Costa, Mariana Mélani Alexandrino; Fernandes, Loyse Martorano; Almeida, Leopoldina de Fátima Dantas de; Gondim, Ana Maria Gondim.
Rev. bras. ciênc. saúde ; 23(1): 73-80, 2019. ilus., tab.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1009162
Avaliou-se a qualidade de vida e as condições de higiene de próteses dentárias em idosos residentes em instituição de longa permanência, na Cidade de João Pessoa-PB.

Metodologia:

Foi aplicado o Geriatric Oral Health Assessment Index (GOHAI) para avaliar a qualidade de vida, em alta e moderada-baixa, incluindo perguntas sobre higienização de prótese dentária (n=38). Adicionalmente, as próteses de cada indivíduo foram recobertas por solução evidenciadora e fotografadas, para mensuração do biofilme. Os dados foram analisados inferencialmente a partir dos testes Qui-quadrado e Exato de Fisher (α=5%). A retenção do biofilme foi classificada, a partir das áreas coradas, em alta, média e baixa.

Resultados:

A média de idade da amostra foi de 81,8±7,7 anos, sendo 86,8% (n=33) do sexo feminino. Apenas 34,2% afirmaram ter recebido instrução sobre higienização e 86,8% referiram não remover a prótese em nenhum período do dia. A qualidade de vida não esteve associada ao tempo de uso da prótese, ou com o conhecimento em relação aos métodos químicos e mecânicos de higienização (p>0,05), mas se mostrou alta quando associada ao fato de não retirarem a prótese para dormir (p<0,05). Dentre as 26 próteses superiores analisadas, em 53,8% (n=14) observou-se baixa retenção; quanto às 13 próteses inferiores avaliadas, 53,8% (n=7) apresentaram retenção moderada.

Conclusão:

A alta qualidade de vida esteve associada ao fato do idoso não retirar a prótese para dormir. As próteses inferiores apresentaram maior retenção de biofilme em relação às próteses superiores. (AU)
Biblioteca responsável: BR8.1
Localização: BR8.1; v.23, n.1