Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Imagem pública da enfermeira: pesquisa documental (1910-1920) / Nurses' public image: documentary research (1910-1920) / Imagen pública de la enfermera: investigación documental (1910-1920)

Souza, Hugo Alberto Neves de; Trigueiro, Keythluci Faria; Oliveira, Alexandre Barbosa; Bernardes, Margarida; Gomes, Antonio Marcos Tosoli; Porto, Fernando.
Rev. enferm. UERJ ; 27: e39281, jan.-dez. 2019. ilus
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1009801

Objetivo:

examinar os estudos desenvolvidos sobre a imagem pública da enfermeira brasileira veiculada em revistas ilustradas das décadas de 1910 e 1920, no Distrito Federal brasileiro.

Método:

realizada pesquisa documental, mediante análise historiográfica, com ênfase em publicações do início do século XX.

Resultados:

ratificaram a concorrência da enunciação da imagem pública da enfermeira nas circunstâncias da I Guerra Mundial, da Gripe Espanhola e também da Reforma Sanitária, liderada por Carlos Chagas, por meio dos efeitos simbólicos dos marcadores institucionais representados pelo uso do véu, gorro e touca. A liderança que prevaleceu na enunciação da imagem pública da enfermeira foi a investida pela Escola Prática de Enfermeiras da Cruz Vermelha Brasileira.

Conclusão:

direciona-se para além da concorrência entre as instituições de ensino, apontando vestígios para disputas em outro campo, o das relações internacionais.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1