Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Evaluación de la relación de los signos y síntomas durante el período de erupción de los dientes primarios / Avaliação da relação dos sinais e sintomas durante o período de erupção dos dentes decíduos / Evaluation of the relationship of signs and symptoms during the period of eruption of deciduous teeth

Bastos de Holanda Teixeira, Rangel; Gonçalves Ferreira do Amaral, Lorena de Alencar; Andrade Romão, Dayse; Alencar Nemezio, Mariana.
Rev. odontopediatr. latinoam ; 9(2): 131-139, 2019. tab
Artigo em Espanhol, Português | COLNAL, LILACS | ID: biblio-1009967

Introdução:

A erupção dentária é um processo fisiológico, consiste na migração do dente da sua posição intraóssea na mandíbula/maxila para a cavidade bucal. Está associada a alguns sinais e sintomas como irritabilidade, irritação gengival, aumento da salivação, sono agitado, diarreia, perda de apetite e febre.

Objetivo:

Avaliar se as mães relatam a ocorrência dos sinais e sintomas durante a erupção dentes decíduos e se atitudes tomadas pelos responsáveis em relação à sintomatologia interferem na condição da criança. Material e

Método:

Foram coletados dados de crianças (n=50) com idade de 5 a 24 meses. Os sinais e sintomas observados pelas mães durante a erupção dos dentes decíduos e atitudes tomadas pelos responsáveis em relação à sintomatologia, foram avaliados por meio de questionário.

Resultados:

O teste do Qui-quadrado (0,010) revelou haver associação dos sinais e sintomas com o irrompimento dos dentes decíduos. Para atitudes tomadas pelos responsáveis em relação à sintomatologia, o teste do Qui-quadrado foi de 0,009 mostrando uma influência significativa na amostra.

Conclusão:

Pode-se concluir que as mães relatam a ocorrência de sinais e sintomas durante o irrompimento dos dentes decíduos e atitudes tomadas pelos responsáveis em relação à sintomatologia contribuem para melhora na condição das crianças.
Biblioteca responsável: CO5.1