Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação de aplicativos móveis para promoção da saúde de gestantes com pré-eclâmpsia / Análisis de aplicaciones móviles para la promoción de la salud de mujeres embarazadas con preeclampsia / Evaluation of mobile Apps for health promotion of pregnant women with preeclampsia

Gomes, Maria Luziene de Sousa; Rodrigues, Ivana Rios; Moura, Nádya dos Santos; Bezerra, Karine de Castro; Lopes, Bárbara Brandão; Teixeira, João Joadson Duarte; Vasconcelos, Camila Teixeira Moreira; Oriá, Mônica Oliveira Batista.
Acta Paul. Enferm. (Online) ; 32(3): 275-281, Mai.-Jun. 2019. tab, graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1010814
Resumo Objetivo Avaliar os aplicativos móveis disponíveis sobre pré-eclâmpsia (PE) nos principais sistemas operacionais para a promoção da saúde de gestantes. Métodos Estudo avaliativo dos aplicativos móveis disponíveis nas plataformas (iOS e Android). Foi realizada uma busca sistemática nas lojas virtuais dos principais sistemas operacionais Play Store (Android, Google ) e App Store (iOS, Apple ) de abril a junho de 2018, delimitando-se as seguintes etapas estabelecimento dos objetivos da avaliação e dos critérios de inclusão e exclusão de aplicativos (seleção da amostra), definição das informações a serem extraídas, análise dos resultados, discussão e apresentação da avaliação. Para tanto, foram utilizados dois dispositivos um Samsung Galaxy S8, compatível com Android e um Iphone 8, compatível com iOS versão 10.2.1. Três buscas foram realizadas em cada loja virtual, utilizando-se individualmente cada uma das seguintes palavras-chaves Pré-eclâmpsia; eclâmpsia e promoção da saúde de gestantes com pré-eclâmpsia. Resultados 11 aplicativos foram elegíveis para o estudo. Todos estavam presentes no sistema operacional Android e apenas um estava disponível nos dois sistemas operacionais, Android e iOS. Dos 11, seis aplicativos abordavam características da pré-eclâmpsia; apenas um abordava o manejo clínico da PE. A avaliação do aplicativo variou de 14 a 29 pontos em um escore que varia de 6 a 30 pontos. Apenas dois aplicativos possuíam versões em português. Conclusão Foi possível verificar que os aplicativos possuem informações importantes que podem esclarecer eventuais dúvidas que as gestantes possam ter.
Biblioteca responsável: BR1.2