Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Percepción del riesgo y consumo de alcohol en adolescentes de preparatoria / Risk perception and alcohol consumption in high school adolescents / Percepção do risco e uso de álcool em adolescentes do ensino médio

Mendez-Ruiz, Martha Dalila; Ortiz-Moreno, Gerardo Abdiel; Eligio-Tejada, Ivett Adriana; Yáñez-Castillo, Brenda Guadalupe; Villegas-Pantoja, Miguel Ángel.
Aquichan ; 18(4): 438-448, Oct.-Dec. 2018. tab
Artigo em Espanhol | LILACS, BDENF, COLNAL | ID: biblio-1011129
RESUMO

Objetivos:

determinar a relação entre a percepção de risco para bebidas alcoólicas e o consumo de álcool em adolescentes mexicanos. Também foi proposto identificar a prevalência do uso de álcool, determinar o risco percebido em relação ao álcool e os padrões de uso de álcool de acordo com o sexo. Materiais e

método:

uma amostra probabilística de 251 adolescentes de Nuevo Laredo, México, foi selecionada em 2017. Utilizou-se um registro de dados sociodemográficos, o Questionário de Percepção de Risco de Álcool e o AUDIT.

Resultados:

maiores níveis de percepção de risco sobre o uso de álcool foram relacionados ao menor consumo dessa substância (rs = -.235, p <.001). A maioria dos participantes ingeriu álcool pelo menos uma vez na vida (59%) e no último ano (51,8%). Não houve diferenças significativas entre a pontuação de percepção de risco e padrões de uso de álcool de acordo com sexo.

Conclusões:

os resultados indicam vulnerabilidade à dependência de álcool na população estudada. É feito um convite à colaboração em redes de trabalho multidisciplinares, para aprofundar o estudo do risco percebido em relação ao uso de drogas, a fim de contribuir para a produção de conhecimentos que orientem ações preventivas direcionadas a adolescentes.
Biblioteca responsável: CO243.1