Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Nursing Diagnoses in Institutionalized Elderly Individuals according to Betty Neuman / Diagnósticos de enfermería en cuidadores de ancianos institucionalizados según Betty Neuman / Diagnósticos de enfermagem em cuidadores de idosos institucionalizados segundo Betty Neuman

Cunha, Jamille Pinheiro; Cunha, Gilmara Holanda da; Rodrigues, Andrea Bezerra; Gubert, Fabiane do Amaral; Freitas, Maria Célia de; Vieira, Neiva Francenely Cunha.
Aquichan ; 19(1): 26-30, Jan.-Mar. 2019. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF, COLNAL | ID: biblio-1011139
RESUMO

Objetivo:

identificar diagnósticos de enfermagem em cuidadores de idosos institucionalizados e associá-los aos estressores, segundo o Modelo de Betty Neuman. Materiais e

método:

estudo transversal, descritivo e quantitativo, desenvolvido com 41 cuidadores formais de idosos institucionalizados. Os dados foram coletados mediante formulário estruturado de acordo com o Modelo de Sistemas de Betty Neuman. Posteriormente, foram formulados os diagnósticos baseados na Taxonomia NANDA-I e estes foram associados aos estressores percebidos pelo cuidador.

Resultados:

houve prevalência de mulheres, de 8 a 12 anos de estudo e que não fizeram curso de cuidador de idosos. Os estressores percebidos pelos cuidadores foram familiar, financeiro, trabalho e saúde. Foram identificados 15 diagnósticos de enfermagem, dos quais se destacam estilo de vida sedentário, ansiedade, sobrecarga de estresse e conforto prejudicado.

Conclusões:

a utilização do Modelo de Neuman facilitou a identificação dos diagnósticos de enfermagem. O estressor familiar foi o mais prevalente no relato dos cuidadores. Os principais diagnósticos identificados mostram a necessidade de atender às demandas de saúde dos cuidadores, visto que eles podem impactar na qualidade do cuidado prestado aos idosos.
Biblioteca responsável: CO243.1