Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Os desafios atuais da luta pelo direito universal à saúde no Brasil / The current challenges of the fight for a universal right to health in Brazil

Souza, Luis Eugenio Portela Fernandes de; Paim, Jairnilson Silva; Teixeira, Carmen Fontes; Bahia, Lígia; Guimarães, Reinaldo; Almeida-Filho, Naomar de; Machado, Cristiani Vieira; Campos, Gastão Wagner; Azevedo-e-Silva, Gulnar.
Ciênc. Saúde Colet. (Impr.) ; 24(8): 2783-2792, ago. 2019.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1011895
Resumo Desde a promulgação da Constituição federal de 1988, o Brasil mudou muito. Na saúde, embora tenham ocorrido avanços importantes, persistem problemas antigos e novos têm surgido. O objetivo maior de assegurar o direito universal à saúde não foi alcançado. Em 2019, realiza-se a 16ª Conferência Nacional de Saúde, momento oportuno para analisar a história, o momento presente e as tendências que se anunciam. Este texto busca contribuir para essa análise, com base nos resultados de estudos sobre a evolução das condições de saúde da população e do sistema de saúde brasileiro nos últimos 30 anos. Identifica o fortalecimento do setor privado e do capital na área da saúde, em detrimento do interesse público e do SUS. Por fim, discute as estratégias de luta pelo direito à saúde necessárias e possíveis no contexto atual.
Biblioteca responsável: BR1.1