Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

The resilience process in family caregivers of people with malignant neoplasia / El proceso de resiliencia en cuidadores familiares de personas con neoplasia maligna / O processo de resiliência em cuidadores familiares de pessoas com neoplasia maligna

Santos, Lucimar Aparecida dos; Oliveira, Patrícia Peres de; Silveira, Edilene Aparecida Araújo da; Gesteira, Elaine Cristina Rodrigues; Fonseca, Deborah Franscielle da; Rodrigues, Andrea Bezerra.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 23(3): e20190023, 2019.
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-1012094
RESUMO

Objetivo:

Desvelar o processo de resiliência em cuidadores familiares de pessoas com neoplasia maligna.

Método:

Pesquisa descritiva, qualitativa, realizada entre setembro e novembro de 2017 em uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) brasileira. Realizou-se entrevistas individuais e quatro grupos focais com 29 cuidadores familiares. Utilizou-se a metodologia sócioconstrutivista sob a ótica vygotskiana, o arcabouço teórico da construção dos processos de resiliência, além do modelo híbrido de análise temática.

Resultados:

Emergiram três categorias temáticas "sentimentos revelados por meio das cores"; "prática do cuidado e comunicação no processo de resiliência" e "fé e esperança no processo de resiliência". Os cuidadores familiares se organizaram para disponibilizar suporte a seu ente com neoplasia maligna e encararam, de uma maneira mais consolidada, as transformações avassaladoras impostas pela doença. Conclusão e implicações para a prática Desvelou-se que as orientações realizadas pelos profissionais de saúde foram primordiais no processo de resiliência dos cuidadores familiares, além do suporte emocional e da espiritualidade. A comunicação com os profissionais de saúde é imprescindível no enfrentamento dos cuidadores familiares ao lidar com problemas ou conflitos, posto que há melhor condução no processo de adoecimento do ente querido, quando há maior conhecimento e compreensão da doença.
Biblioteca responsável: BR442.1