Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Construction and validation of an educational technology on human papillomavirus vaccine for adolescents / Construcción y validación de una tecnología educativa sobre la vacuna virus del papiloma humano para adolescentes / Construção e validação de uma tecnologia educativa sobre a vacina papilomavírus humano para adolescentes

Cruz, Gisele de Castro Varela; Vasconcelos, Mardênia Gomes Ferreira; Maniva, Sâmia Jardelle Costa de Freitas; Carvalho, Rhanna Emanuela Fontenele Lima de.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 23(3): e20190050, 2019. graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-1012097
RESUMO

Objetivo:

Construir e validar uma tecnologia educativa do tipo história em quadrinhos sobre a vacina contra o papilomavírus humano.

Métodos:

Estudo metodológico desenvolvido com base nos manuais, notas informativas do Ministério da Saúde e com as sugestões da população alvo. A validação de conteúdo foi realizada com 11 juízes especialistas e a validação de aparência com 32 adolescentes. Para os juízes foi utilizado o Índice de Validade de Conteúdo e para o público alvo considerou-se a proporção de concordância.

Resultados:

A história em quadrinhos obteve um índice de validação de conteúdo total de 0,95, índice de validação considerado adequado. Identificou-se concordância maior que 0,80 na validação de aparência com o público alvo, indicando ótimo grau de concordância.

Conclusão:

A tecnologia foi considerada válida pelos juízes e pela população alvo, podendo ser utilizada como instrumento educativo para orientar a prática no cenário de aceitabilidade da vacina. Implicações para a prática A tecnologia poderá estimular a adesão à vacina contra o papilomavírus humano, uma vez que, no Brasil, os índices de adesão a essa vacina ainda são baixos.
Biblioteca responsável: BR442.1