Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Gestational and congenital syphilis: maternal, neonatal characteristics and outcome of cases / Sífilis gestacional e congênita: características maternas, neonatais e desfecho dos casos

Soares, Larissa Gramazio; Zarpellon, Bruna; Soares, Leticia Gramazio; Baratieri, Tatiane; Lentsck, Maicon Henrique; Mazza, Verônica de Azevedo.
Rev. Bras. Saúde Mater. Infant. (Online) ; 17(4): 781-789, Oct.-Dec. 2017. tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1013048
Resumo

Objetivos:

descrever a ocorrência de sífilis gestacional e congênita em Guarapuava - PR, segundo características maternas, neonatais e desfecho dos casos.

Métodos:

estudo transversal, retrospectivo, realizado em Guarapuava/PR, com dados secundários coletados no laboratório de análises clínicas e Sistema de Informação de Notificação Compulsória, coletados entre outubro/2015 e agosto/2016, as variáveis foram descritas por meio de frequências absoluta e relativa.

Resultados:

dos 40 RN filhos de gestantes com sífilis 30,0% tiveram sífilis congênita. As variáveis que se mostraram associadas foram trimestre gestacional de realização do exame positivo (p=0,008), número de consultas pré-natal (p=0,041), estratificação do risco gestacional (p= 0,041) e tratamento do parceiro (p<0,001). As variáveis que se mostraram associadas a ocorrência de sífilis congênita foram classificação do risco ao nascer (p=0,004) e realização do exame VDRL no sangue periférico do RN (p=0,004).

Conclusões:

é necessário fortalecimento do pré-natal, com a captação precoce da gestante pela Atenção Básica, ampliação da cobertura diagnóstica e tratamento oportuno e adequado da gestante e parceiro, como medida profilática de uma possível reinfecção.
Biblioteca responsável: BR663.1