Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Representações e práticas de cuidado de profissionais de saúde às pessoas com HIV / Representaciones y prácticas de cuidado de profesionales sanitarios a las personas con VIH / Representations and care practices of health professionals for people with HIV

Angelim, Rebeca Coelho de Moura; Brandão, Brígida Maria Gonçalves de Melo; Marques, Sergio Corrêa; Oliveira, Denize Cristina de; Abrão, Fátima Maria da Silva.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 53: e03478, 2019.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1013172
RESUMO Objetivo Analisar as representações sociais de profissionais de saúde acerca do cuidado de pessoas vivendo com HIV. Método Estudo descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa, à luz da Teoria das Representações Sociais, realizado com profissionais de saúde. Utilizou-se da técnica de entrevista semiestruturada, a qual foi analisada por meio da técnica de análise de conteúdo lexical. Resultados Participaram 46 profissionais Os resultados analisados revelam que as representações e as práticas de cuidado referidas pelos profissionais de saúde são de ordem técnica, relacional e organizacional, assegurando o sigilo do diagnóstico e preocupando-se em desenvolver ações de acolhimento, fornecer orientações, esclarecimentos e apoio emocional e psicológico, além de se basear no sigilo, na prática assistencial de natureza multiprofissional e no enfrentamento das dificuldades estruturais. Conclusão É importante estimular o cuidado multiprofissional às pessoas que vivem com HIV, de forma que os profissionais se engajem, desenvolvam pensamento crítico e sejam capazes de atuar na melhoria dos serviços.
Biblioteca responsável: BR41.1