Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Health literacy of adults with and without arterial hypertension / Alfabetización en salud de adultos con y sin hypertension / Letramento em saúde de adultos com e sem hipertensão arterial

Borges, Fernanda Moura; Silva, Ana Roberta Vilarouca da; Lima, Luisa Helena de Oliveira; Almeida, Paulo César de; Vieira, Neiva Francenely Cunha; Machado, Ana Larissa Gomes.
Rev. bras. enferm ; 72(3): 646-653, May.-Jun. 2019. tab
Artigo em Inglês | BDENF, LILACS | ID: biblio-1013537
RESUMO

Objetivo:

Avaliar o nível de letramento em saúde de adultos, com e sem hipertensão, acompanhados em três Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Picos, Piauí.

Método:

Estudo transversal realizado com 357 adultos. Para coleta de dados utilizou-se questionário com variáveis sociodemográficas, e o instrumento Test of Funcional Literacy in Adults para avaliar o letramento. Realizou-se análise descritiva seguida da associação entre letramento e variáveis de exposição com os testes X2 de Pearson e Mann-Whitney.

Resultados:

Letramento inadequado ou marginal foi encontrado nas três unidades investigadas (71,5%; 77,8% e 85,2%). Foram fatores associados ao letramento inadequado a idade e os anos de estudo nos adultos com hipertensão (p<0,0001).

Conclusão:

O letramento inadequado foi encontrado em mais de 70% dos hipertensos investigados. Esse achado reforça a necessidade de melhorar as habilidades para o autocuidado dos hipertensos, principalmente naqueles com maior idade e menos anos de estudo.
Biblioteca responsável: BR1.1