Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Assessment of the attribute "Community Orientation" from the perspective of primary care adult users / Evaluación del atributo "Orientación Comunitaria" em la óptica del usuário adulto de la atención primaria / Avaliação do atributo "Orientação Comunitária" na óptica do usuário adulto da atenção primária

Rodrigues, Eduarda Maria Duarte; Bispo, Glaucia Margarida Bezerra; Costa, Milena Silva; Oliveira, Camila Almeida Neves de; Freitas, Roberto Wagner J. Freire de; Damasceno, Marta Maria Coelho.
Rev. bras. enferm ; 72(3): 632-639, May.-Jun. 2019. tab
Artigo em Inglês | BDENF, LILACS | ID: biblio-1013545
RESUMO

Objetivo:

Avaliar a presença e extensão do atributo "Orientação Comunitária" da Atenção Primária à Saúde, na perspectiva dos usuários adultos dos serviços de saúde do Município de Juazeiro do Norte-CE.

Método:

Estudo quantitativo, transversal e avaliativo, realizado em 14 Unidades Básicas de Saúde, no período de outubro de 2016 a junho de 2017, utilizando-se, para as entrevistas, o Primary Care Assessment Tool.

Resultados:

A avaliação do atributo foi negativa, alcançando expressivas respostas negativas nos sete distritos, com escore médio de 3,8 (±3,8). O Escore Essencial (EE) alcançou média de 6,6 e ao Escore Geral (EG) foi atribuída pontuação de 6,4, abaixo do ponto de corte ≥ 6,60.

Conclusão:

O baixo valor do EG representa que as unidades não são provedoras de APS, sugerindo fragilidade na integração dos serviços com a comunidade e necessidade de promover maior discussão entre os agentes, ao traçar medidas de intervenção e melhoria dos escores.
Biblioteca responsável: BR1.1