Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Caring for the carer: quality of life and burden of female caregivers / Cuidando de quien cuida: calidad de vida y sobrecarga de mujeres cuidadoras / Cuidando de quem cuida: qualidade de vida e sobrecarga de mulheres cuidadoras

Araújo, Michelly Guedes de Oliveira; Dutra, Michelinne Oliveira Machado; Freitas, Carla Carolina Silva Leite; Guedes, Tatiane Gomes; Souza, Francisco Stélio de; Baptista, Rosilene Santos.
Rev. bras. enferm ; 72(3): 728-736, May.-Jun. 2019. tab
Artigo em Inglês | BDENF, LILACS | ID: biblio-1013551
RESUMO

Objetivo:

Avaliar a qualidade de vida e sobrecarga de mulheres cuidadoras.

Método:

Estudo descritivo, transversal, quantitativo, realizado com 224 cuidadoras informais, de março a julho de 2016. Utilizaram-se três instrumentos ficha de caracterização do cuidador, questionário WHOQOL-Bref e Escala de Zarit Burden Interview. Foram utilizados os testes Alfa de Cronbach, Kolmogorov-Smirnov, Kruskal-Wallis, Spearman e Mann-Whitney.

Resultados:

As cuidadoras apresentaram média de idade de 51,8 anos e desvio-padrão de 13,7. Eram na maioria casadas, baixa renda e pouca escolaridade, pertencentes ao primeiro grau de parentesco, exerciam o cuidado de um a cinco anos e apresentavam alguma patologia. As associações de qualidade de vida que apresentaram significância estatística foram entre renda, estado civil, número de pessoas que vivem com a cuidadora e tempo de cuidado.

Conclusão:

A sobrecarga estabeleceu correlação negativa com QV, ou seja, quanto maior a sobrecarga, mais prejudicada será a vida dessas cuidadoras.
Biblioteca responsável: BR1.1