Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Literacy in health and self-care in people with type 2 diabetes mellitus / Alfabetización en salud y autocuidado en individuos con diabetes mellitus tipo 2 / Alfabetização em saúde e autocuidado em pessoas com diabetes mellitus tipo 2

Moura, Nádya dos Santos; Lopes, Bárbara Brandão; Teixeira, João Joadson Duarte; Oriá, Mônica Oliveira Batista; Vieira, Neiva Francenely Cunha; Guedes, Maria Vilani Cavalcante.
Rev. bras. enferm ; 72(3): 700-706, May.-Jun. 2019. tab
Artigo em Inglês | BDENF, LILACS | ID: biblio-1013560
RESUMO

Objetivo:

Avaliar o efeito de intervenção educativa na adesão às atividades de autocuidado e letramento funcional em saúde no domínio numeramento em pessoas com diabetes mellitus tipo 2.

Método:

Estudo quase-experimental, conduzido em duas unidades da estratégia de saúde da família, envolvendo pessoas com diabetes. As intervenções educativas aconteceram em três encontros, semanalmente, com duração média de 60 minutos. Os dados foram coletados pelo Questionário de Atividades de Autocuidado com o Diabetes, antes e após as intervenções.

Resultados:

Participaram do estudo 55 pessoas. Após as intervenções, o item que obteve maior diferença para uma melhor adesão ao autocuidado foi "examinar dentro do calçado antes de calçá-los", com delta de 3,29 dias na semana, nível analítico. O pior foi "tomar as injeções de insulina conforme recomendado", com delta de 0,00 dias na semana, nível básico.

Conclusão:

As intervenções educativas apresentaram efeito positivo na adesão ao autocuidado e letramento funcional em saúde.
Biblioteca responsável: BR1.1